top of page

Produções acadêmicas

Saudações!

Esta é uma janela aberta para os pensamentos, artigos, pesquisas, reflexões, pequenos insights e até poemas desta Ana que cruza caminhos entre a Geografia, o patrimônio cultural e ambiental e a museologia social. 

Espero que percorra comigo alguns trechos nesta caminhada e que possamos cruzar ideias e debates, compartilhando projetos, pesquisas, ações e realidade - passada, atual e futura - das tramas que entrelaçam patrimônio, pessoas, comunidades, políticas públicas, e (jamais esqueçamos), territórios, enquanto lugares de manifestação, vida social e conflitos. 

temporis.png

Ações educativas para o patrimônio no âmbito do IPHAN: por uma concepção de projetos em redes locais

O artigo reflete sobre a capacidade de enlace social das ações educativas para o patrimônio (ou educação patrimonial), tendo como recorte a atuação do IPHAN. Considera que os seus escritórios técnicos devem ir além da das demandas de fiscalização e conservação de bens patrimoniais materiais tombados, visto que estas, sendo única forma de relação comunitária, provocam mais conflitos que diálogo e participação social, na preservação do patrimônio cultural. 

https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/10574
 

capa relatorio_page-0001.jpg

Uberlândia e a espacialidade festiva: 

por uma cartografia das festas populares rurais e urbanas

A Dissertação de Mestrado foi motivada pelo binômio festa e patrimônio, aliado ao olhar geográfico sobre o lugar, para investigar tramas e formas de construção e pertencimento identitários. Por entre narrativas discursivas e visuais, foram reunidos aspectos importantes à compreensão das festas populares da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, em seus lugares de manifestação, considerando as dinâmicas territoriais, políticas e culturais na região, bem como a sua simbologia urbana, poética e histórica.

http://200.137.241.33/handle/tede/1181

livro.png

E-Book Cartografia Festiva de Uberlândia-MG

Este livro, como um Atlas, traz a cartografia das festas pesquisadas e mapeadas, ao longo de sua história de manifestação, e história do município, demonstrando as conclusões da minha Dissertação de Mestrado. Tenho muito orgulho desta obra, que teve a intenção de ratificar que o patrimônio cultural, a memória e a identidade não flutuam, mas assentam-se e movimentam-se em territórios, políticas públicas, conflitos sociais, culturais, políticos e comunitários.

http://200.137.241.33/handle/tede/1181

anais canva.png

Turismo e Patrimônio Cultural: uma interseção entre preservação, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade

Trata-se de uma pesquisa sobre as políticas de patrimônio cultural e a sua interseção com o turismo. Parte da hipótese de que o turismo cultural atua como um instrumento de preservação, desenvolvimento e sustentabilidade, no entanto, identifica interações que transitam entre os conflitos inerentes a essa atuação no Brasil. Deu-se especial ênfase às possibilidades de melhoria de aplicação de políticas públicas, por meio das quais a realidade turística pode afetar ou garantir a valorização de identidades culturais, a depender da forma como se estabelece junto à comunidade.

O artigo também dialoga com as teorias e os avanços da política de patrimônio cultural conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a fim de compreender as ações dos sujeitos políticos e sociais em sua gestão.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/Anais_2021_%281%29_211126_183430.pdf

sucupira RPPN.jpg

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cachoeira da Sucupira – Uberlândia-MG: A (in)gestão desta Unidade de Conservação envolvendo a Bacia do Rio Uberabinha

 Pesquisa de Graduação, a nível de Bacharelado em Geografia, o qual levanta a discussão sobre a legislação brasileira de preservação e conservação de Unidades de Conservação (UC), em especial as Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN). Utiliza-se de dados de natureza ambiental, social, histórica e cultural para retratar as dificuldades na manutenção desta UC, como estudo de caso. O estudo propõe que este território seja visto como uma rede de relações políticas, culturais e estruturais que promova a interação social com a sustentabilidade deste Patrimônio Natural, visando atingir o objetivo da legislação ambiental e das políticas públicas para o patrimônio natural.

https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19829

Livro em formato E-Book PATRIMÔNIO FESTIVO DE UBERLÂNDIA

Acesso gratuito na íntegra

Esta obra foi motivada pela relação festa e patrimônio que exige a conexão entre diferentes áreas de conhecimento para a sua construção. Reflito aqui sobre as conexões entre patrimônio cultural, memória social, identidades culturais e territorialidade, sendo esta última de potencial impacto não apenas sobre o patrimônio, mas sobre a difusão e a transmissão dos saberes na própria comunidade.

bottom of page